domingo, 26 de julho de 2009

MAS ELE É VEGETAAAARIAAAAANOOOO !!!!!!!!

Mas ele é vegetaaaariaaaaanoooooo!!!!! Gritou a minha madrasta no telefone com o meu filho que, não vinha ao Brasil há mais de oito anos. Jean chegou dos USA em voo direto a SP, ficou aqui quinze dias das suas férias de um mês. Passou essa quinzena de cama com uma rinite alérgica à poluição da cidade. Depois foi para o Rio onde moram o pai e toda a minha família. Assim que chegou ligou para o avô octogenário, que o convidou para almoçar, nisso a vódrasta grita :
" Mas ele é vegetariano!" Meu pai começou a gaguejar " Sim Myrian , então o que vamos fazer ? " A Vódrasta respondeu
"...não sei , ele é vegetariano...." Nisso meu filho falou "faz qualquer coisa, quero só te ver " . Uma semana depois o meu ex marido fez uma feijoada em sua casa para festejar a volta do filho e depois se sucederam vários churrascos em casa de amigos. É impressionante como a maioria das pessoas ficam desconsertadas na frente de um vegetariano, parece que somos ET'S verdes como alfaces. Recentemente entrevistei uma doméstica cozinheira e eu lhe disse que era vegetariana. A moça então pediu para ser dispensada pois não saberia cozinhar para mim. Com medo de ficar sem a empregada, respondi que comia de tudo menos carne, ela olhou para mim assustada e repetiu o fim de minha frase ....menos carne.....ficou pensativa, como que buscando nos seus arquivos internos o que seria " de tudo menos carne".O semblante da moça estava distante, como se folheasse livros de receita, revistas femininas e buscasse na memória programas da tarde de TV. Resolvi esclarecer antes de perder a candidata e falei: " Sabe feira livre, aquelas que tem cada dia da semana num bairro de SP ? " HUM HUM respondeu a moça ainda pensativa."Pois é " continuei "Eu como todas as barraquinhas da rua ,menos aquelas três do fim !" , " Quais três do fim ?" perguntou a moça, respondi que não comia nada da barraca de carne nem da de frango nem da de peixe." Mas então sobra o que ?" perguntou a moça espantada.Respondi que sobravam mais ou menos um quilometro de barracas de legumes, verduras, frutas, temperos e grãos, ou seja a maioria das barracas da feira. A moça não quis o emprego. Um mês depois estava no metrô indo para o centro da cidade, estava muito triste, meu filho tinha voltado para os USA eu pouco havia estado com ele , tinha certeza que demoraria muito a vê-lo novamente. Olhava para fora da janela e só via parede parede e parede. Nisso sentou-se ao meu lado uma jovem com uma trança comprida, saia até as canelas e uma bíblia debaixo do braço. Ela vendo minha tristeza começou a me falar palavras de encorajamento e eu até comecei a me sentir melhor, contei do meu filho falei das saudades e fui falando até que vi que estava chegando perto da estação Trianom Masp onde tem na Rua Pamplona a melhor comida vegetariana de SP . Agradeci a moça por todas as palavras de incentivo mas, disse que deveria descer porque era vegetariana e ia almoçar num restaurante na próxima estação. Ela me perguntou "O que é V-E-G-E-T-A-R-I-A-N-A ?" Respondi que eu não comia carne. Nisso os olhos dela se encheram de lágrimas e ela falou " Vou orar muito pela senhora, Deus há de lhe livrar dessa doença "

Nenhum comentário:

Postar um comentário