domingo, 8 de agosto de 2010

Lady Godiva, a mulher lapidada e a amante do Bruno


( Lady Godiva, tela de John Collier, circa 1897)


Na idade média presumivelmente entre os anos de 990 e 1087 viveu na Inglaterra a nobre “Lady Godiva” cujo nome quer dizer “ Presente de Deus” Essa aristocrata era casada com Lofric, o Conde de Mércia, que embora homem piedoso e generoso, havia baixado leis de taxação de impostos que oprimiam os cidadãos de Coventry. Sua esposa vinha lhe suplicando para revogar tais leis; um dia bastante irritado, o marido lhe respondeu que o faria no dia que ela desfilasse nua montada num cavalo branco pelas ruas de Coventry.Lady Godiva assim o fez. Reuniu seus cortesãos e pediu que todos os habitantes de sua cidade ficassem dentro de suas casas com portas e janelas fechadas, despiu-se, soltou seus longos e encacheados cabelos sobre seu corpo nu e, desfilou por toda a deserta Coventry.Diante disso seu marido não teve outra alternativa a não ser retirar as taxas.Conta-se que Lady Godiva morreu em idade avançada e foi uma pioneira para sua época, por ser a primeira mulher na Inglaterra, a ter propriedades em seu nome, na idade média registros de imóveis eram prerrogativas masculinas.Lenda e história se entrelaçam, não importa se real ou não,ficam-nos o ensinamento de ética , generosidade e respeito.
Recentemente os tablóides e sites estão repletos de apelos para que, a vida da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani ,de 43 anos de idade e mãe de dois filhos seja poupada da morte por lapidação.Sakineh foi condenada pelo crime de adultério, punido por morte pelo código iraniano.
Numa jurisprudência de uma total falta de generosidade ética e respeito, medidas que nem mesmo na idade média ocidental seriam concebidas; no oriente médio, em pleno século XXI,mulheres ainda são condenadas a serem enterradas até o pescoço e mortas a pedradas sem qualquer direito a defesa.
Lady Godiva, usou seu livre arbítrio e fez aquilo que achava que deveria ter sido feito.Sakineh também usou de seu livre arbítrio e fez o que achava ter direito de fazer,tomou posse de sua vida,de seus sentimentos e de seu corpo
Hoje as manchetes focam Fernanda Gomes a amante do goleiro Bruno e escrevem “Ela fez xixi na roupa quando a policia entrou em sua casa para lhe prender”(manchete de capa do site TERRA).Não posso parar de pensar no povo de Coventry que fechou as janelas e portas enquanto Lady Godiva passava. Nosso presidente marqueteiro, num lance atrapalhado de publicidade, as vésperas de uma eleição, ofereceu asilo no Brasil a iraniana Sakineh, agiu como salvador da pátria como se não houvessem ONG’S movimentos internacionais pelos direitos humanos, organizações internacionais pelos direitos das mulheres, mídia e muito mais se articulando ordenadamente para a libertação de Sakineh.Nosso presidente inebriado pelo seu carisma egóico ,acreditava piamente que, por ter sido marqueteiramente simpatizante do Iran e ter intermediado internacionalmente sua política energética,teria recebido de mãos beijadas, como um “carinho” de Ahmadinejad o exílio da condenada iraniana. O presidente do Iran que agora alterou a condenação de Sakineh de adultério para a de, tentativa de assassinato do marido, ainda escarneceu do presidente brasileiro e mostrou ao mundo que tem poder de vida e morte, seja sobre uma mulher seja sobre nações com o seu poderio nuclear. O código de lei Iraniano sofre de falta de liberdade e de respeito à mulher, enquanto isso aqui no Brasil, sofremos de um excesso de liberdade que bem poderia ser chamado de libertinagem, pornografia falta de ética e desrespeito a mulher. Ambos os paises lapidam o sexo feminino, ambos pecam por falta de equilíbrio e bom senso.Temos uma mídia que coloca nas primeiras páginas que a amante do Bruno fez xixi nas calças...e aqui, não somos como o povo de Coventry que fecharam as janelas, aqui abrimos todas as janelas.Esmiuçamos a vida das pessoas, entramos sem qualquer respeito em suas intimidades, banalizamos as dores, não vemos o drama de alguém em estado de pânico urinar na própria roupa, afinal de contas ela é só a amante e provável conivente no assassinato de outra amante do goleiro.

Um comentário:

  1. Ruth, como me orgulho de ter uma amiga tao sensivel, atualizada e ligada em tudo o q. tá acontecendo dentro e fora dela.
    Vc. escreve muito bem!!
    Linda e comovente historia de Lady Godiva.

    Se parármos para analisar as culturas e injustiças pelo mundo...a gente é capaz de se suicidar de tanta tristeza.

    Um bjo no coraçao...amiga, Su

    ResponderExcluir